FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL, CULTURAS DE COLABORAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO

Autores

  • Elza Mesquita
  • João Formosinho
  • Joaquim Machado

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.7161

Resumo

O docente generalista está capacitado para um desempenho aprofundado num nível de ensino que, em Portugal, tem correspondido à educação de infância e ao ensino primário (1º ciclo do ensino básico, a partir de 1986) e privilegia a globalização do conhecimento e a docência integrada. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que pretendeu saber em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua promovem a colaboração entre professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a prática de um ensino integrado. Optando por uma metodologia de carácter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no Estudo de Caso, realizamos entrevistas semi-estruturadas, focalizando o nosso interesse nos professores e na sua relação com a profissão e com a formação e na tensão entre discursos e intenções de integração do conhecimento e práticas de fragmentação disciplinar. 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MESQUITA, E.; FORMOSINHO, J.; MACHADO, J. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL, CULTURAS DE COLABORAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA DO CURRÍCULO. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2000. DOI: 10.17648/educare.v7i13.7161. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/7161. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor