"E SE ESCREVÊSSEMOS UMA CARTA PARA WILTON?" - A PRODUÇÃO DE CARTAS COMO AÇÃO COLETIVA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
  • Aline Gomes da Silva
  • Mairce da Silva Araújo - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.7700

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Cotidiano Escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho problematiza uma situação ocorrida em uma turma do 5º ano de escolaridade de uma escola pública de periferia no Rio de Janeiro. O texto focaliza as ações de uma professora e seu grupo diante da ausência de um dos alunos. Traz situações e diálogos vividos pelos sujeitos praticantes (CERTEAU, 1996) do e no cotidiano. O cunho qualitativo desta pesquisa, revela opções teórico-metodológicas e dimensões éticas e políticas da pesquisa, dando sentido a um dos objetivos do texto: ser uma contribuição para os estudos do cotidiano. As situações de pesquisa aqui narradas permitem discutirmos questões relativas a currículo, aprendizagem, ensino, diferença e formação docente.  As autoras ainda analisam a produção de cartas como estratégia de dizer a própria palavra (FREIRE, 1999, 1978).

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Publicado

20-10-2013

Como Citar

MORAIS, J. de F. dos S.; DA SILVA, A. G.; ARAÚJO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, M. da S. "E SE ESCREVÊSSEMOS UMA CARTA PARA WILTON?" - A PRODUÇÃO DE CARTAS COMO AÇÃO COLETIVA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 445–453, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i16.7700. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/7700. Acesso em: 25 abr. 2024.