CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÕES INICIAIS

Autores

  • Gisele Morilha Alves
  • Ruth Pavan

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.8839
Agências de fomento
PROSUP/CAPES

Palavras-chave:

Currículo. Educação do Campo. Tecnologias.

Resumo

O texto é recorte de um estudo etnográfico de doutorado e propõe uma reflexão inicial sobre o currículo de uma escola do campo de tempo integral com o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) no município de Campo Grande/MS. A opção metodológica é de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação participante e o diário de campo. Nesse texto entendo que o currículo envolve experiências escolares, conhecimentos, relações de poder, cultura, construção das identidades, entre outros. Apoiada nos/as autores/as e nas observações realizadas nos diferentes espaços escolares posso inferir que a escola pesquisada possui práticas educadoras que contemplam os diferentes saberes dos/as alunos/as no que diz respeito à vivência no campo (práticas agrícolas e zoonoses), mas ainda está ausente uma reflexão sobre o PROUCA e suas potencialidades e sobre a educação integral dos/as alunos/as nos tempos-espaços da escola.

Downloads

Publicado

25-10-2013

Como Citar

ALVES, G. M.; PAVAN, R. CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÕES INICIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2013. DOI: 10.17648/educare.v9i0.8839. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8839. Acesso em: 29 mar. 2024.