IMAGINÁRIO E A ESCOLA NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Osni Oliveira Noberto da Silva
  • Miguel Angel Garcia Bordas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.8852
Agências de fomento
CNPQ

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Educação, Representações sociais

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar, discutir e defender a teoria das representações sociais como um método de pesquisa dos mais importantes para a Educação, sendo um dos caminhos de compreensão mais representativos no que diz respeito a analisar a relação entre o sujeito e a sociedade. Desta forma, ao desenvolvermos uma pesquisa utilizando a teoria das representações sociais, temos a possibilidade de obter uma maior aproximação dos conhecimentos e interpretações que os indivíduos participantes do estudo têm sobre sua realidade, constituindo um processo recíproco de aprendizado no sentido de revelar as aparentes contradições do fenômeno estudado.

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Publicado

05-02-2014

Como Citar

SILVA, O. O. N. da; BORDAS, M. A. G. IMAGINÁRIO E A ESCOLA NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 187–194, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.8852. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8852. Acesso em: 28 mar. 2024.