A IDENTIDADE DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE

Autores

  • Gláucia de Cássia Magalhães da Silva Cavaliere - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8862

Palavras-chave:

Diversidade. Educação Inclusiva. Identidade docente.

Resumo

O objetivo do presente Artigo é apresentar os aspectos de maior significância extraídos de pesquisa, os quais mostram como é constituída a identidade profissional docente das professoras da rede municipal de Juiz de Fora e como essa identidade influencia em suas práticas pedagógicas, especificamente aquela exercida em contexto de diversidade de alunos e alunas. Foi utilizada como proposta metodológica a análise das histórias de vida de seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais, todas em início de carreira e formadas em Pedagogia pela UFJF, obtidas por meio de entrevistas individuais abertas. A pesquisa mostrou que a (re)constituição das identidades profissionais docentes ocorreu principalmente nas experiências de magistério vivenciadas em contexto de diversidade no início de suas carreiras, em que elas reconstruíram as suas identidades em função das influências exercidas pelas experiências práticas do cotidiano da escola, pelos demais profissionais da escola e pela cultura da escola, delineando as suas práticas pedagógicas e as suas maneiras de ser e de estar na profissão. Por fim, foi constatado que suas identidades docentes tiveram reflexo diretamente na prática pedagógica, resultando em ambientes propícios ou não à inclusão de seus alunos e alunas.

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Publicado

25-10-2013

Como Citar

CAVALIERE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, G. de C. M. da S. A IDENTIDADE DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 171–184, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.8862. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8862. Acesso em: 23 abr. 2024.