A PRODUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E A PEDAGOGIA DA DIFERENÇA

Autores

  • Nelza Mara Pallú - Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8899

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Pedagogia da diferença

Resumo

Resumo: A obra Identidade e diferença, organizada por Tomaz Tadeu da Silva, traz um panorama da política da identidade sob o prisma dos Estudos Culturais no cenário chamado pós-moderno. Os três ensaios apresentados no livro por Kathyn Woodward, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, exploram os dois conceitos tomando como ponto de partida a perspectiva didática em que os principais elementos que configuram a questão da identidade e da diferença se compõem. Ao problematizar a formação da identidade e da subjetividade, os autores buscam lançar diagnósticos sobre o que leva o sujeito a preencher as posições nas quais é convocado. Diante de tais hipóteses, a importância do processo de produção discursiva e social da diferença é enfatizada para a composição de uma pedagogia da diferença para os tempos contemporâneos.

Palavras-chave: Identidade; Diferença; Pedagogia da diferença.

  

 

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Publicado

11-11-2013

Como Citar

PALLÚ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, N. M. A PRODUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E A PEDAGOGIA DA DIFERENÇA. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 505–510, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i16.8899. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8899. Acesso em: 29 mar. 2024.