A EDUCAÇÃO DOS JOVENS CAIPIRAS: ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR EM JOVENS DE ESCOLAS DE MEIO RURAL

Autores

  • Fábio Fernandes Villela

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.8961
Agências de fomento
CNPQ

Palavras-chave:

Preconceito contra a Origem Geográfica e de Lugar, Caipiras, Sociologia da Educação.

Resumo

Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa intitulada “Ruralidades contemporâneas em São José do Rio Preto (SP): estudo dos modos de viver e pensar o rural através do uso de mídias sociais”. Esse trabalho possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos do Ensino Médio de escolas de meio rural, cuja finalidade principal é aprimorar a formação de professores em educação do campo. Estudar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar possibilita pensar a formação de professores numa perspectiva de contra-hegemonia cultural. No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes aquelas representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto vem a colaborar na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e compreensão de processos que envolvem relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”.

 

 

Palavras Chaves: Preconceito contra a Origem Geográfica e de Lugar; Caipiras; Sociologia da Educação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

11-11-2013

Como Citar

VILLELA, F. F. A EDUCAÇÃO DOS JOVENS CAIPIRAS: ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR EM JOVENS DE ESCOLAS DE MEIO RURAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2013. DOI: 10.17648/educare.v10i19.8961. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8961. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios