MITOLOGIAS NO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL

Autores

  • Tânia Maria Schroeder - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Talita Rechia - Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.9128

Palavras-chave:

Imaginário, Educação, Mitologia, Pigmalião, Teseu

Resumo

A visão de mundo da modernidade e o paradigma da racionalidade estão em estado avançado de desintegração. A escola, criada para realizar o projeto da modernidade, vem sendo questionada em seu objetivo de formar seres racionais habilitados para o domínio da tecnologia e sucesso no mundo do trabalho, no entanto incapazes de sonhar. Este texto tem por objetivo ressaltar a importância do imaginário para compreender o ideal de formação humana a partir dos mitos de Pigmalião e Teseu.  As ideias educativas estão impregnadas de símbolos e mitos que se encontram subjacentes nas construções racionais dos discursos pedagógicos. Precisamos compreender a força do imaginário educacional na constituição de nosso modo de ensinar.

Downloads

Publicado

05-12-2013

Como Citar

SCHROEDER - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, T. M.; RECHIA - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, T. MITOLOGIAS NO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 383–392, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i16.9128. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9128. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Imaginário e Educação