MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE PAIS DO MEIO RURAL SOBRE A ESCOLA

Autores

  • Mary Rangel - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosângela Branca do Carmo - Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9194

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de doutorado, desenvolvida em uma escola de São João del Rey- MG, tendo como foco as representações de pais do meio rural sobre a escola. Estudos realizados sobre a escola rural, no Brasil, revelam que esta tem- se constituído numa transposição do modelo de ensino formal e urbano. Nesta pesquisa, os dados foram obtidos, a partir de entrevista semiestruturada. As análises foram baseadas no método de análise de conteúdo sob a perspectiva bardiniana, com atenção aos enfoques temáticos e às dimensões da representação social. Os resultados das análises demonstram, nos limites do alcance da pesquisa e de seus sujeitos, que as lembranças da escola rural estão intimamente ligadas a adversidades: a escola não se mostrava atrativa, pois funcionava em local inapropriado, assim como não oferecia merenda e materiais didáticos de qualidade. A organização em turmas multisseriadas prejudicava o desempenho do professor e dos alunos. Mesmo diante de tantas questões negativas, as famílias continuam percebendo a escola como saída para a condição social dos filhos, com o interesse de livrá-los do trabalho rural.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

RANGEL - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, M.; CARMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, R. B. do. MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE PAIS DO MEIO RURAL SOBRE A ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 59–74, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i15.9194. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9194. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo