CONFLITOS PROFESSOR-ALUNO: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.9823Palavras-chave:
Violência Escolar. Relação professor-aluno. Formação docente.Resumo
A violência escolar é problema preocupante em nosso meio. Espera-se que os professores façam diferença para superá-la, sobretudo, pela posição que ocupam na formação dos estudantes. Entretanto, constata-se que ora o professor é sido vítima, ora autor das violências, conforme pesquisas sobre a relação entre docentes e discentes. Despreparados, os educadores usam medidas reativas, comprometendo ainda mais a violência entre eles; assim como revelou pesquisa quanti-qualitativa, realizada, em 2008, pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília em cinco escolas da periferia do Distrito Federal. Nestas relações de conflito, parte dos professores, mesmo aqueles mais vocacionados, sentem-se impotentes e desejosos do abandono à profissão. Partindo deste pressuposto, o estudo em tela teve como objetivo analisar a relação entre estudantes e professores em um contexto de violências. Em suma, foi possível verificar que, sendo as violências um problema complexo, faz-se necessário um conjunto de medidas que depende fundamentalmente do preparo dos educadores, de modo a evitar o desestímulo profissional e resgatar a imagem que se perdeu no processo educativo, além de instruí-lo para lidar com esta realidade. Assim, este artigo destaca a importância que os professores ocupam no processo de superação das violências. No entanto, não podemos responsabilizá-los pelos fracassos e insucessos da escola e do sistema de ensino sem analisar as condições que lhes são dadas desde o seu curso de formação inicial, conforme bem destacaram Ghedin, Almeida e Leite (2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.