Educere et Educare


A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar semestralmente produções interdisciplinares resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.
O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste  - Campus de Cascavel. A publicação organiza-se a partir das seguintes sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas; e g) Resumos teses/dissertações.






Periodicidade: Semestral

Classificação no WebQualis-Capes:

B1 em Ensino

B2 em Letras 

B2 Interdisciplinar

B3 em Educação 


Indexadores

E-Revistas - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas
http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista993

Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal
http://www.latindex.org

IRESIE - Base de dados sobre Educación IISUE, UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) 
http://www.iisue.unam.mx/iresie/ 

Edubase
http://143.106.58.49/fae/default.htm   

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez89.periodicos.capes.gov.br/

Sumários de Revistas Brasileiras
http://www.sumarios.org

Diadorim/IBICT - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras 
http://diadorim.ibict.br/handle/1/524 




Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.




Notícias

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

 

A presente chamada abrange os diversos campos temáticos do amplo cenário da Análise do Comportamento Aplicada à Educação de modo a contemplar uma parcela de estudos que representem os avanços recentes da contribuição da comunidade científica  analítico-comportamental interessada em questões educacionais. Buscamos representar o movimento atual da pesquisa, principalmente as empíricas, tanto em questões recorrentes quanto emergentes, contribuindo para a construção de um cenário atualizado de debate.

Mais...
 
 
Mais Notícias...

Vol. 11, N. 21 (2016): Dossiê Educação e Contemporaneidade

Sumário

Páginas Iniciais

EDITORIAL PDF
Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Fábio Lopes Alves

Dossiê: Educação e Contemporaneidade

APRESENTAÇÃO DOSSIÊ EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Resumo PDF
Michel Maffesoli, Eduardo Portanova Barros, Luzia Batista de Oliveira, Tânia Maria Rechia Schroeder
POSMODERNIDAD Y EDUCACIÓN: HACIA UNA PEDAGOGÍA DEL IMAGINARIO Resumo PDF
Daniel Gutiérrez-Martínez
L’ÉDUCATION INITIATIQUE: TRADITION, MODERNITÉ ET POSTMODERNITÉ Resumo PDF
Denis Jeffrey
A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA DE GILBERT DURAND PARA A EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DERIVAÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO Resumo PDF
Maria Cecília Sanchez Teixeira
A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA SOCIAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Resumo PDF
Monique da Silva, Valeska Fortes de Oliveira
FRACTAIS DA ANORMALIDADE SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO EDUCACIONAL NORMATIVO EM MICHEL FOUCAULT Resumo PDF
Eduardo Portanova Barros, Roselandia Maria Serra Verde Coelho Rocha
A LÍNGUA[GEM] COMO PROPOSTA DE MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA NA LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA Resumo PDF
Ricardo Régis de Almeida, Barbra do Rosário Sabota Silva, Maria Eugênia Curado
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DO QUADRO NEGRO AO MUNDO DIGITAL Resumo PDF
Aline Diesel, Suzana Feldens Schwertner, Marli Teresinha Quartieri, Silvana Neumann Martins
EU SINTO COMO SE PUDESSE SER QUALQUER COISA COM VOCÊ": EDUC(AÇÃO) DESDE A METÁFORA DO FILME HER Resumo PDF
Mariana Rost, Eduardo Portanova Barros
EXPRESSIVIDADES ESTÉTICAS E VESTÍGIOS FORMATIVOS: ANOTAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA CONTEMPORÂNEA Resumo PDF
Alex sander da Silva, Christian Muleka Mwewa

Artigos e Ensaios

FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA ONILATERAL: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO Resumo PDF
Gustavo Pereira Pessoa, Fernanda de Jesus Costa
O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE DE UMA LICENCIANDA: DA ESCOLA DO CAMPO AO PIBID Resumo PDF
Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO TEÓRICA EM CONFRONTO COM A PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR Resumo PDF
Lucrécia Stringhetta Mello, Anízia Aparecida Nunes Luz
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS Resumo PDF
Ricardo Ribeiro Martins, Fernada de Jesus Costa, Aline Alves Estevam Gomes, Jeniffer Almeida Simplício
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE VIA SOFTWARE MOODLE Resumo PDF
Carlos Roberto Ferreira, Dionísio Burak
JUAN MANTOVANI E ANÍSIO TEIXEIRA: INTELECTUAIS DA ESCOLA NOVA NO BRASIL E NA ARGENTINA Resumo PDF
Maria Cristina Nunes Cabral, Lívia Diana Rocha Magalhães
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SERVIÇO: um processo vivenciado no âmbito do PIBID Resumo PDF
Cristian Leandro Lopes da Rosa, Elizara Carolina Marin
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, OS PLANOS DE CARREIRA E A REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO: a "Pátria Educadora" em discussão Resumo PDF
Maria Eunice França Volsi, Jani Alves da Silva Moreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA INTERNET NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Resumo PDF
Eliza Adriana Sheuer Nantes, Antonio Lemes Guerra Junior, Ednéia de Cássia Santos Pinho, Juliana Fogaça Sanches Simm
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A MOSTRA INTERDISCIPLINAR E SUAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BARÃO DE ACEGUÁ (RS) Resumo PDF
Hélen Giorgis Santos, Dulce Mari Silva Voss
MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INDIVÍDUO E SOCIEDADE Resumo PDF
Maria Inalva Galter, Claudinei Magno Magre Mendes, Conceição Solange Bution Perin
A CRÍTICA AO MARXISMO POR PARTE DOS OPOSITORES DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” Resumo PDF
José Luis Derisso
O RELATIVISMO CULTURAL DAS REDES SOCIAIS: REVISITANDO MCLUHAN E A CRISE DE PARADIGMAS Resumo
Eduardo Portanova Barros, Lenoir Hoeckesfeld, Christine Rondon Teixeira

Resenhas

SOBRE CULTURA EMOTIVA E MORALIDADE NOS PROCESSOS COTIDIANOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM UM BAIRRO POPULAR: RESENHA DE UMA REFLEXÃO ETNOGRÁFICA Resumo PDF
Raoni Borges Barbosa


______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com


Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT