Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Espaço Plural?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

Toda contribuição, quando contemplar as normas para publicação, é submetida a dois pareceristas, que poderão emitir pareceres desfavoráveis ou exigir alterações. A publicação é condicionada ao atendimento das exigências indicadas pela Comissão Editorial Executiva, formuladas com base nos pareceres. A decisão final quanto à publicação da contribuição cabe à Comissão Editorial Executiva.

  

             NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

Os materiais enviados devem atender rigorosamente as normas de publicação a seguir (serão devolvidas as contribuições fora das normas):

  

- Os artigos (Dossiês e Seção de Artigos) devem ter entre 15 a 25 páginas;

- As resenhas de livros ou de obras audiovisuais devem ter entre 4 e 6 páginas;

- As traduções e documentos inéditos devem ter, no máximo, 20 páginas;

- A publicação de entrevistas e documentos inéditos fica a critério da Comissão Editorial Executiva. É imprescindível a autorização da publicação, por escrito, sob responsabilidade do(a) proponente;

- No caso de artigos, logo após o título devem constar: resumo em português ou espanhol e abstract, de 5 a 10 linhas, 3 a 5 palavras-chave em português ou espanhol e em inglês, sendo que o título também deve estar traduzido para o inglês.

- A diagramação de todos os textos deverá respeitar as seguintes normas:

* Espaçamento de 1,5 e fonte Times New Roman 12;

* As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar entre aspas duplas;

* As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra 11 e sem as aspas;

* Margens: superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,5cm, folha A4;

* As notas devem constar no rodapé de cada página e deverão ser sucintas.

* O nome do(a) autor(a) não deve aparecer no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

* As fontes e referências bibliográficas devem ser citadas exclusivamente nas notas de rodapé e não em lista ao final do texto. As referências deverão respeitar as normas de citação, conforme abaixo:

 

Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-página final do capítulo.

 

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano.

 

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local, ano da apresentação. Tese ou Dissertação (Grau e Área de Concentração) – Programa e instituição.

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, cidade onde se realizou o evento. Anais (ou Proceedings... ou Resumos). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-página final do trabalho.

 

- É facultado ao autor inserir imagens (ilustração, fotografia) no material a ser publicado. A responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será do(a) autor(a) do artigo. A aprovação final do texto dependerá da resolução desses trâmites. As imagens devem ser gravadas nos formatos JPEG ou TIFF, resolução 300 dpi.

- As tabelas deverão ser feitas utilizando-se o mesmo programa do artigo.

- Recomenda-se a utilização de processadores de texto compatíveis com Windows.

- As contribuições devem ser enviadas após rigorosa revisão gramatical;

- A Comissão Editorial Executiva reserva-se o direito de efetuar pequenas correções gramaticais e correções de erros de digitação;

- O(a) mesmo(a) autor(a) não pode publicar em números subseqüentes da revista;

 - Os textos são de responsabilidade de seu(s) autor(es).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto utiliza uma fonte de 12 pontos, com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.