Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959)

Autores

  • Janaina Cristiane da Silva Helfenstein Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Demografia Histórica, Batismos, Luteranos, Registros Paroquiais, História da Família.

Resumo

O batismo é o primeiro rito de passagem da vida de um indivíduo. Do ponto de vista religioso, ele é o fundamento de toda a vida cristã de uma pessoa, pois é o sacramento que permite a entrada dela no reino de Deus. Dessa maneira, o ato de batizar um filho diz muito sobre a forma como a família entende sua religião e se comporta no interior de sua comunidade. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar os nascimentos e batismos oriundos da coorte de casais constituída pelos 223 casamentos realizados entre os anos de 1943 a 1959 em uma comunidade de descendentes teutos pertencentes à Comunidade Evangélica Luterana Ressurreição de Imbituva, localizada no interior do Paraná. Pretende-se, portanto, à luz de métodos extraídos da Demografia História, analisar os dados contidos nos Registros Paroquiais da dita Comunidade e compreender o fenômeno social e cultural da reprodução de um grupo etnico-religioso, considerando que a célula fundamental deste constituir-se-ia na família conjugal.

Biografia do Autor

Janaina Cristiane da Silva Helfenstein, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca (SP).

Downloads

Publicado

17-11-2017

Como Citar

HELFENSTEIN, J. C. da S. Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959). Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 114–147, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18288. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - História da Família: o estado da questão