Os regimes alimentares mundiais e a produção agrícola brasileira, os dados do censo agropecuário de 1920 a 2006

Autores

  • Jessica Odila Lourenço de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Paulo Henrique de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Regimes Alimentares mundiais. Produção Agrícola Brasileira. Censo Agropecuário.

Resumo

A abordagem dos regimes alimentares mundiais nos permite perceber como os mesmos interferem na produção agrícola, neste caso, mais especificamente no Brasil. O avanço e/ou retrocesso das culturas agrícolas pode ser percebido em concomitância a emergência e queda dos regimes alimentares, impostos por países industrializados. Desta forma, a produção agrícola acaba por ser controlada pela necessidade das corporações agroalimentares mundiais por matérias primas especificas, por exemplo, o mais recente e sua estreita relação com as commodities agrícolas.

Biografia do Autor

Jessica Odila Lourenço de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Paulo Henrique de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco.

Downloads

Publicado

17-11-2017

Como Citar

SOUZA, J. O. L. de; OLIVEIRA, P. H. de. Os regimes alimentares mundiais e a produção agrícola brasileira, os dados do censo agropecuário de 1920 a 2006. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 187–211, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18291. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos