Sobre a Revista

• Qualis Capes Quadriênio 2013-2016
  • Indexadores

Foco e Escopo

A Revista Expectativa tem como objetivo incentivar a produção de pesquisas científicas nas áreas de secretariado executivo, línguas/comunicação e gestão, e promover reflexões críticas acerca da construção do conhecimento nessas áreas.

São aceitas submissões em língua portuguesa, espanhola, ou inglesa, que possuam relevância e rigor científico de pesquisadores nacionais e internacionais.

Fogem do foco do periódico os casos de ensino, revisão de literaturas e resenhas.

Processo editorial e política de submissão:

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas.

Processo editorial:

• os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Em seguida, os textos submetidos são encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review.
  • A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

Enfatiza-se que nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de ideias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.

A Revista Expectativa esta qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES e contempla trabalhos da área secretariado executivo, línguas/comunicação e gestão.

Políticas de Seção

Seção - Secretarial

• Revista Expectativa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção - Línguas/Comunicação

Seção - Gestão nas Organizações

Páginas Iniciais

• Revista Expectativa
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas para Publicação

Temáticas interdisciplinares

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Expectativa é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

• 1. Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de secretariado.
  • Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.
  • 2. Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

Critérios de avaliação:

• relevância e originalidade do tema
  • contribuição para as áreas de secretariado executivo, línguas/comunicação e gestão organizacional
  • redação e clareza no texto
  • encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas
  • adequabilidade dos procedimentos metodológicos
  • profundidade e a consistência das análises
  • delineamento das conclusões
  • O processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

• 3. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.

• A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação, podendo esse processo durar até 6 meses.

Periodicidade

Quadrimestral (jan./mar. - abr./jun - jul./set. - out./dez.)

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Qualis Capes Quadriênio 2013-2016

Área de Avaliação Classificação