EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM SECRETARIADO NO BRASIL: REALIDADES E PERSPECTIVAS DA OFERTA DE CURSOS

Autores

  • Joelma Soares da Silva
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros
  • Juliana Ladeira Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.13129

Palavras-chave:

Educação a distância. Secretariado. Oferta.

Resumo

Resumo: As diversas formas de comunicação e as exigências cotidianas tem tornado os indivíduos cada vez menos disponíveis. Diante dessa realidade que soma-se à necessidade de formação para o mundo do trabalho, a educação à distância (EAD) apresenta-se como uma oferta democrática em expansão.    O objetivo deste estudo é traçar um panorama da oferta de cursos superiores à Distância em Secretariado no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão de literatura focada na realidade da Educação a Distância (EAD) no Brasil, bem como na Educação em Secretariado. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de estudo observacional dos cursos superiores de Secretariado na modalidade a distância dispostos no site do Ministério da Educação. Foram observados aspectos como: quantidade de cursos e pólos em atividade, concentração regional, grau conferido, tipo de IES detentora do curso e quantidade de vagas ofertadas. Foi possível inferir que a oferta de cursos de Secretariado na modalidade a distância no Brasil é diacrônica, porém incipiente. A ausência de cursos em intuições públicas e de cursos que confiram grau de bacharel foram as duas das carências identificadas que necessitam de atenção e de estudos que identifiquem a demanda por tal tipo de IES e grau bem como a busca por suas concretizações. Acredita-se que estas lacunas impõem limitações na oferta de cursos na modalidade EAD em Secretariado no Brasil. 

Palavras – chave: Educação a distância. Secretariado. Oferta. 

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Publicado

10-04-2016

Como Citar

DA SILVA, J. S.; PINHEIRO BARROS, C. de M.; SANTOS, J. L. EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM SECRETARIADO NO BRASIL: REALIDADES E PERSPECTIVAS DA OFERTA DE CURSOS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/revex.v15i1.13129. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/13129. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares