GESTÃO DE EGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E O CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE - PR

Autores

  • Carla Maria Schmidt
  • João Eduardo de Moura

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.13263

Resumo

O egresso tem sido considerado uma rica fonte de informação para as instituições de ensino superior, uma vez que ele demonstra as habilidades e conhecimentos oferecidos pelas universidades durante a graduação. Ademais, o egresso pode fornecer informações sobre a realidade da área de atuação, colaborando para a melhoria da grade curricular dos cursos. Contudo, este tema ainda é incipiente e necessita maior compreensão. Nesse contexto, o presente estudo teve os seguintes objetivos: a) analisar as principais reflexões teóricas realizadas nos últimos anos sobre os egressos e sua importância para as instituições de ensino; b) apresentar o caso do processo de gestão de egressos do Curso de Secretariado Executivo da Unioeste. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais resultados apontam que, nos últimos anos, os egressos passaram a assumir uma notória importância para os cursos de graduação, pois estabelecem uma ligação entre a universidade e o mercado de trabalho. Dessa forma, o curso aqui analisado iniciou um processo importante de gestão de egressos, sendo fundamental, no entanto, a manutenção e a continuidade do mesmo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-03-2016

Como Citar

SCHMIDT, C. M.; DE MOURA, J. E. GESTÃO DE EGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E O CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE - PR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/revex.v15i1.13263. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/13263. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares