IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO PÓS-COLONIALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v16i2.18025
Agências de fomento
CAPES/UNIOESTE

Palavras-chave:

Diversidade, Identidade, Memória.

Resumo

Resumo: Neste texto apresenta-se a importância e a necessidade do estudo das temáticas identidade, memória e diversidade dentro dos estudos pós-coloniais e, por meio de perspectivas pós-coloniais, culturais e feministas, questiona-se a cultura da dominação e subalternização da mulher buscando maneiras de desconstruir esse ideário carregado de imposições e silenciamentos no qual a figura feminina está inserida. Aborda-se no estudo, de forma comparada, duas obras: Olhos D'Água, da brasileira Conceição Evaristo, e Mulheres de Cinzas, do moçambicano Mia Couto, sob o viés do pós-colonialismo e dos estudos identitários que abarcam a diversidade das identidades dos sujeitos e, de modo particular, das identidades femininas num constante reconstruir-se. 

Biografia do Autor

Cleonice Alves Lopes Flois, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. É bolsista da CAPES e membro do Grupo de Pesquisas Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens (UNIOESTE/CNPq). Possui especialização em Literatura Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP (2012) e em Didática e Metodologia do Ensino pela UNIVALE/ESAP do Vale do Ivaí (2010). É licenciada em Língua Inglesa pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela UTFPR (2008) e bacharela em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNIOESTE (2002).

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Publicado

19-01-2018

Como Citar

ALVES LOPES FLOIS, C. IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO PÓS-COLONIALISMO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 66–83, 2018. DOI: 10.48075/revex.v16i2.18025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18025. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Seção - Línguas/Comunicação