REPRESENTATIVIDADE DO SECRETARIADO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POR MEIO DO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Elaine Rossi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-7396-0630
  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v16i2.18166
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teses. Dissertações. Secretariado Executivo

Resumo

Em um estudo de Souza, Galindo e Martins (2015) dar continuidade aos estudos após a graduação em Secretariado Executivo, pode ser visto como uma dificuldade, pela não aceitação de pesquisas na área secretarial em programas de pós-graduação stricto sensu. Partindo deste pressuposto, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a representatividade do Secretariado como fenômeno de pesquisa em programas de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliométrica e descritiva, e utilizou-se como fonte de dados o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho é de natureza básica, e as estratégias utilizadas para a obtenção dos resultados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Em relação aos resultados obtidos, encontrou-se 38 dissertações e 5 teses especificamente sobre o Secretariado, entre os anos de 1989 e 2016, provenientes de 16 diferentes áreas de conhecimento. Resultado considerado expressivo, quando relacionado ao fato do Secretariado não ser reconhecido como área de conhecimento específico, e as áreas de conhecimento no geral buscam pesquisar em seus respectivos interesses. Portanto a pesquisa comprovou que é possível a inserção do secretariado em programas de pós-graduação das mais diversas áreas

Biografia do Autor

Elaine Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda do 8º período de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente monitora voluntária da disciplina de Novos Modelos de Gestão para o curso de Secretariado Executivo, e estagiária no departamento administrativo do Laboratório Bridge. Membro discente do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC).

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010) e professora na Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado.

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e em Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (oito premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC)

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Publicado

30-12-2017

Como Citar

ROSSI, E.; MARTINS, C. B.; MOREIRA, K. D. REPRESENTATIVIDADE DO SECRETARIADO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POR MEIO DO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 121–143, 2017. DOI: 10.48075/revex.v16i2.18166. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18166. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial