UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE CAPACITAÇÃO PARA CARGOS SECRETARIAIS EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Autores

  • Ligya de Souza Moraes Universidade Estadual de Maringá ABPSEC
  • Juliana Hortelã Pedrone Valério Universidade Estadual de Maringá ABPSEC
  • Aline Cantarotti Universidade Estadual de Maringá ABPSEC

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i1.18184
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Capacitação no serviço público. Habilidades secretariais.

Resumo

A atuação no serviço público ainda é muito atrativa em virtude dos benefícios proporcionados. O presente estudo é de caráter intervencionista e pretende, por meio da capacitação com habilidades secretariais dos servidores técnico-administrativos de nível médio que atuam nas secretarias da universidade, melhorar a eficiência e eficácia desses servidores. Para isso, foi aplicado um questionário a fim de identificar quais as maiores dificuldades enfrentas por eles, e quais seriam passíveis de serem ensinadas em cursos de curta duração. Foi utilizada a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, quantitativa e de observação participante. O referencial teórico aborda a gestão pública, a gestão de pessoas, a gestão e o assessoramento secretarial e as habilidades secretariais no serviço público. Pode-se apurar que as observações da acadêmica, que também é servidora da universidade, tem fundamento no que tange aos problemas apresentados pelos servidores quanto à atendimento e dificuldade na realização das suas tarefas, e que a aplicabilidade deste estudo é viável por meio da utilização de pessoal disponível do curso de Secretariado Executivo Trilingue da mesma instituição.

Biografia do Autor

Ligya de Souza Moraes, Universidade Estadual de Maringá ABPSEC

Graduanda em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá. Participante do Grupo de Estudos em Secretariado Executivo Trilíngue – GESET-UEM. Participante de Projeto de Iniciação Científica. É Auxiliar Administrativa da Universidade Estadual de Maringá desde fevereiro de 2003.

Juliana Hortelã Pedrone Valério, Universidade Estadual de Maringá ABPSEC

Mestranda em Letras/ Linguística - Linha de pesquisa Texto e Discurso da Universidade Estadual de Maringá. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela UNESPAR-FECEA. Especialista em Gestão Estratégica de Empresas e Docência no Ensino Superior pelo Instituto Paranaense de Ensino. É integrante dos grupos de estudos: Grupo de Estudo Foucaultianos GEF-UEM, e Grupo de Estudos em Secretariado Executivo Trilíngue - GESET-UEM. É Professora Assistente colaboradora do Departamento de Letras Modernas (DLM) - curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual de Maringá.

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá ABPSEC

Licenciada em Letras, Bacharel em Secretariado Executivo bem como em Tradução pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Estudos Linguísticos – Ensino e aprendizagem e formação de professores de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Estudos Linguísticos – Estudos da Tradução pela UNESP/ São José do Rio Preto. Docente na Universidade Estadual de Maringá em Língua Estrangeira nos cursos de Letras e Secretariado Executivo. Integrante do Grupo de Estudos em Secretariado Executivo Trilíngue - GESET-UEM. Pesquisadora em diferentes temas nas áreas de Língua Estrangeira, Tradução e Secretariado.

Referências

AMARAL, Lenita Almeida e LOPES, Silvia Marise Araújo. Rotatividade no Serviço Público Federal: Um estudo de caso na UFPE. In: Congresso de Gestão Pública, VII. Brasília, DF. Anais... Brasília, DF. Banco do Conhecimento CONSAD. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/article/view/12253. Acesso em 31/10/2016.

AMORIM, Tania Nobre Gonçalves Ferreira e SILVA, Ladjane de Barros. Treinamento no Serviço Público: Uma abordagem com Servidores Técnico-Administrativos de Universidade, In: Teoria e Prática da Administração. João Pessoa. v.3, n. 1, 2012.

BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. 2. ed. Caxias do Sul, Educs, 2007.

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (1995). Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília: Câmara da Reforma do Estado. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf. Acesso em 05/06/2017.

BRUNELLI, Maria da Graça Mello. Motivação no serviço público. 2008. Trabalho de Conclusão (MBA em Gestão Pública). Faculdade IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Porto Alegre, RS. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/maria_da_graca_mello_brunelli._tcc.pdf. Acesso em: 31/10/2016.

CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FERREIRA, Ademir A.; REIS, Ana C. F.; PEREIRA, Maria I. Gestão Empresarial: de

Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. SP: Atlas, 2012

LAKATOS, Eva e MARCONI, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. SP : Atlas, 2012.

LESSA, Josiane Kirchener e SCHELL, Marcos Machado. As competências do Profissional de Secretariado e a utilização de Ferramentas de Gestão nas Organizações. In: Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado. MARTINS, Cibele Marsalini; D’ELIA, Bete (org.). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração.UFSC, 2015.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2. ed. Rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

MOTTA, Paulo Roberto de Mendonça. O Estado da Arte da Gestão Pública. In: Revista Pensata. São Paulo. v. 53, n.1, jan/fev. 2013. p. 82-90. Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_0034-7590201300100007.pdf. Acesso em 19-06/2017.

ONU/Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. A Gestão de Pessoas como recurso estratégico. In: Revista do Serviço Público. Brasília, Jul/Set 2006. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=853. Acesso em: 31/01/2016.

PARANÁ. Resolução Conjunta nº 001/2007-SEAP/SETI. Publica os Perfis Profissiográficos das Funções componentes das Classes I, II e III de que trata a Lei Estadual n.º 15.050 de 12 de abril de 2006. Disponível em: http://www.drh.uem.br/res/Resol_conjunta_01_07.pdf.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. SP: Cortez, 2007.

SILVA, Joelma Soares da; BARROS, Conceição de Maria Pinheiro e BARBOSA, Maria Flaviana Silva. Fundamentação Da Gestão Secretarial: Um Estudo Bibliométrico. In: Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 3, n. 2, p 106-126, jul./dez. 2012. Disponível em:

https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/114/pdf_14.

Acesso em 01/02/2016.

SCHUMACHER, Alexandre José; PORTELA, Keyla Cristina Almeida; BORTH, Marcelo Rafael. Ferramentas do Secretário executivo. 2.ed. Cuiabá,MT: Dos Autores, 2013.

TERENCE, Ana Claudia Fernandes; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In: Anais do XXXVIEncontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, CE. 2006. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr540368_8017.pdf. Acesso em 08/06/2017.

Downloads

Publicado

07-07-2020

Como Citar

MORAES, L. de S.; VALÉRIO, J. H. P.; CANTAROTTI, A. UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE CAPACITAÇÃO PARA CARGOS SECRETARIAIS EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 1–22, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i1.18184. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18184. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial