CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

TAMIRIS DA SILVA CAJADO, CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS, JOELMA SOARES DA SILVA

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará para a formação em Secretariado Executivo, na percepção de estudantes-monitores. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e descritiva a partir de levantamento bibliográfico e estudo de campo. A abordagem teórica fundamentou-se em autores como Freire (2004, 2006), Veiga (2006) e Pimenta e Lima (2006), entre outros. A investigação foi desenvolvida com a participação de sete estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade.  As técnicas de pesquisa utilizadas para o levantamento das informações foram a entrevista e o questionário. A interpretação dos dados foi feita por meio da Análise do Conteúdo. Após a análise dos resultados inferiu-se que o programa colabora para a construção de experiências acadêmicas gerando uma formação que ultrapassa a sala de aula ao incentivar a emancipação intelectual, contribuir para a produção da pesquisa secretarial e desenvolver conhecimentos básicos necessários à docência na Educação Superior e à prática de atividades específicas do Secretariado Executivo por meio da assessoria direta ao professor-orientador.


Palavras-chave


Monitoria de Docência; Docência em Secretariado; Formação em Secretariado.

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