CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • TAMIRIS DA SILVA CAJADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • JOELMA SOARES DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.18802
Agências de fomento

Palavras-chave:

Monitoria de Docência, Docência em Secretariado, Formação em Secretariado.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará para a formação em Secretariado Executivo, na percepção de estudantes-monitores. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e descritiva a partir de levantamento bibliográfico e estudo de campo. A abordagem teórica fundamentou-se em autores como Freire (2004, 2006), Veiga (2006) e Pimenta e Lima (2006), entre outros. A investigação foi desenvolvida com a participação de sete estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade.  As técnicas de pesquisa utilizadas para o levantamento das informações foram a entrevista e o questionário. A interpretação dos dados foi feita por meio da Análise do Conteúdo. Após a análise dos resultados inferiu-se que o programa colabora para a construção de experiências acadêmicas gerando uma formação que ultrapassa a sala de aula ao incentivar a emancipação intelectual, contribuir para a produção da pesquisa secretarial e desenvolver conhecimentos básicos necessários à docência na Educação Superior e à prática de atividades específicas do Secretariado Executivo por meio da assessoria direta ao professor-orientador.

Biografia do Autor

TAMIRIS DA SILVA CAJADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Bacharela em Secretariado Executivo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursando Mestrado Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário Estácio do Ceará. Bacharelanda em Administração/ Noite na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Monitora de Docência no curso de Administração de empresa na Universidade Estadual do Ceará (UECE) Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como Monitora de Extensão e como Monitora de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Ceará (UFC).

E-mail: tamiriscajado@hotmail.com

CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

JOELMA SOARES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutoranda e mestre em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES/UFC). Foi coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC de 2012 a 2017.

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08-02-2019

Como Citar

CAJADO, T. D. S.; BARROS, C. D. M. P.; SILVA, J. S. D. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 83–106, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.18802. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18802. Acesso em: 29 mar. 2024.

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