O DISCURSO DO SUJEITO-PROFESSOR EM FORMAÇÃO: FOCO NOS MEMORIAIS DESCRITIVOS

Autores

  • Cristiane SCHMIDT Unioeste
  • Marlon Leal Rodrigues Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.19879
Agências de fomento

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Memoriais descritivos. Formação inicial de professores.

Resumo

Os professores exercem papel central no processo de mudança sociocultural e na formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto brasileiro. Dessa forma, a constituição da identidade profissional de professores, a alteridade e a representação de licenciandos a respeito de si mesmos como falantes de línguas merecem destaque nos estudos da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada, visando a valorização do profissional de línguas. Nesse sentido, destaca-se que essas temáticas vêm sendo objeto de investigação de pesquisas, contribuindo para a valorização desses profissionais. Para tanto, este estudo procura analisar o discurso de alguns acadêmicos – sujeitos-professores em formação – de Cursos de Letras e Pedagogia da Unioeste, sobre a constituição identitária do professor. Procura, ainda discutir algumas implicações e representações entre a trajetória escolar e a escolha profissional desses licenciandos em formação inicial. A metodologia adotada consiste numa abordagem qualitativa, a partir de memoriais descritivos e analíticos levantados entre os anos de 2016 a 2018, e que revelam os discursos de estudantes em processo de formação docente. Os resultados sinalizam que o discurso desses sujeitos converge para uma relação entre a vivência no contexto escolar e a opção pela formação docente.

Biografia do Autor

Cristiane SCHMIDT, Unioeste

Docente do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Pós-Doutoranda em Letras pelo PPGL da UEMS. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação da UNIOESTE. Mestre em Educação pela UFRGS/RS. Licenciada em Letras Português/ Alemão pela UNISINOS/RS.

Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Pós-Doutor e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; Docente Adjunto do Curso de Letras da UEMS e do Programa de Mestrado em Letras, Campus de Campo Grande; Coordenador do Núcleo de Estudos em Análise do Discurso/NEAD da UEMS.

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Publicado

19-01-2019

Como Citar

SCHMIDT, C.; LEAL RODRIGUES, M. O DISCURSO DO SUJEITO-PROFESSOR EM FORMAÇÃO: FOCO NOS MEMORIAIS DESCRITIVOS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 24–41, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.19879. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/19879. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação