IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR: UM ESTUDO NAS AGÊNCIAS DE UM BANCO ESTADUAL

Autores

  • Josué Morais de Moura
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe
  • Larissa Soares de Queiroz Universidade Federal de Sergipe
  • John Lennon Andrade de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.20355
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Percepção do Usuário, Setor Bancário

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar o impacto da tecnologia da informação sobre a percepção do trabalhador individual, segundo o modelo de Torkzadeh e Doll (1999) e o estudo de Pereira (2003), de acordo com a percepção dos funcionários de agências de um banco estadual. Dessa forma, a fim de identificar como as variáveis produtividade, satisfação dos clientes, controle gerencial, inovação e processo decisório podem medir os resultados da utilização da TI no ambiente do banco, este estudo foi caracterizado como descritivo. O universo da pesquisa foi de 102 funcionários e utilizou-se uma amostra de 94 funcionários de 9 agências. Foi utilizado um questionário com 35 itens para a coleta de dados e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. O estudo concluiu que a percepção dos usuários é maior em relação à produtividade, a satisfação dos clientes e o controle gerencial, para os aplicativos de avaliação de TI relacionados na pesquisa.

Biografia do Autor

Josué Morais de Moura

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, Mestra em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, Doutora em Administração pela Universidades Federal de Pernambuco.

Larissa Soares de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia, Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

John Lennon Andrade de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

08-02-2019

Como Citar

MORAIS DE MOURA, J.; MELO SILVA LUFT, M. C.; SOARES DE QUEIROZ, L.; ANDRADE DE OLIVEIRA, J. L. IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR: UM ESTUDO NAS AGÊNCIAS DE UM BANCO ESTADUAL. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 134–161, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.20355. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/20355. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações