A Indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva de uma formação secretarial sustentável.

Autores

  • Willyane Freire da Silva
  • Nathalia Cristina de Siqueira
  • Wanessa Batista de Barros UFCG - Mestranda em Administração Pública PROFIAP

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i2.20357
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação. Secretariado Executivo. Sustentabilidade.

Resumo

A pesquisa buscou a compreensão da importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento do secretariado executivo no mundo do trabalho.  Buscou-se abordar o ensino como capaz de se transformar em uma atividade que, ao mediar a pesquisa e a extensão, enriquece-se e amadurece o docente, ao integrar seu ensino à pesquisa e à extensão, na busca por se manter atualizado e conectado com as transformações mais recentes que o conhecimento científico provoca ou mesmo sofre na sua relação com a sociedade, além de formar novos pesquisadores, críticos e comprometidos com a intervenção social.  O objetivo geral foi compreender a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para uma formação secretarial sustentável com uma pesquisa qualitativa voltada a estudantes e ex-estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. Observou-se no(a)s estudantes de secretariado um interesse pela pesquisa e extensão, até mesmo pelo ensino, mas ainda uma incipiente atuação em projetos de pesquisa e extensão. Em sua maioria, há um entendimento que o envolvimento nos projetos supracitados são fatores que diferenciam sua inserção e atuação no mundo frente àquelas que muitas vezes nem sabe qual o objetivo e sua importância para a prática educativa de ambos pilares educacionais. Pôde-se ressaltar que esse aprendizado e a troca de experiências com a sociedade, além do despertar pelo interesse científico, favorece o empoderamento da profissional e a sustentabilidade na formação secretarial.

Biografia do Autor

Willyane Freire da Silva

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS pela Universidade de Pernambuco, na linha de pesquisa de Formação de Pessoas para o Desenvolvimento Local. Especialista em Cerimonial e Eventos. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduanda em Administração pela Universidade Estácio FIR. Técnica em Serviços Turísticos de Eventos, Hospedagem e Agenciamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Atualmente, é vinculada ao IFPE como Servidora Pública, Secretária Executiva.

Nathalia Cristina de Siqueira

Atualmente, é servidora pública federal da Universidade Federal da Paraíba, no cargo de Secretária Executiva, lotada na Pró-reitora de Administração da Reitoria da Universidade.

Wanessa Batista de Barros, UFCG - Mestranda em Administração Pública PROFIAP

Secretária Executiva, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Qualidade e Produção. Mestranda em ADministração Publica e atualmente atua como Servidora Técnica-Administrativa, Nível E, no Cargo de Secretária Executiva, no IFPE - CAmpus Cabo de Santo Agostinho. Atuou na Universidade Federal de Campina Grande, desempenhando a Função de Secretária da Direção do Centro de Formação de Professores - UFCG, Campus de Cajazeiras-PB.Tem experiência na área de organização de eventos, onde atuou por 1 ano na Academia Aria - Espaço de Dança e Arte, como Recepcionista e Assistente de Produção nos espetáculos realizados pelo espaço. Desenvolveu a função de Analista de Qualidade na empresa Techne - Engenheiros Consultores Ltda, gerenciando o Sistema de Gestão da Qualidade e executando atividades na área de informática avançada, na editoração e emissão de cartas empresariais, relatórios administrativos e financeiros, elaboração de planilhas eletrônicas e utilização de ferramentas de web design e acompanhamento de desenvolvimento de projetos, como Corel Draw e MS Project. No ano de 2012 foi aprovada no Concurso para o Cargo de Secretária Geral da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE, no qual trabalhou no Centro de Atendimento ao Discente, com efetivação de matrícula, dispensa de disciplinas, análise de Histórico da Graduação para conclusão de Curso, Gerenciamento de Equipe, chegando posteriormente a ser designada por Portaria como Membro da Comissão Permanente de Avaliação - CPA, na qual controlava, na qualidade de Membro e Secretária Geral, os procedimentos internos da Faculdade para prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por um curto período de tempo, pois logo mais foi aprovada em Concurso para Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Campina Grande, na qual foi Secretária Executiva, Nível E, conforme supracitado, desempenhando a Função de Secretária da Direção do Centro de Formação de Professores - UFCG, Campus de Cajazeiras-PB, além de liderar equipe de servidores terceirizados, que lhes prestavam suporte, organizar as Colações de Grau do Campus, era responsável pela emissão de Memorandos, Ofícios, Portarias, Boletins de Serviço, Editais, Apoio à Direção nas Reuniões dos Conselhos Superiores (CONSAD - Conselho Administrativo e CEPE - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) - desde o planejamento, com Convocação, controle dos Expedientes e Ordens do Dia, até a finalização com a elaboração de Atas de Reunião, Certidões dos Processos Aprovados e Feedback aos Conselheiros. Ainda efetuava controle de toda a tramitação de Processos do Campus com a elaboração de Despachos, dentre os quais: Solicitações de Progressão Funcional, Remoção, Redistribuição, Abertura de Edital, Incentivo à Qualificação, etc., até que passassem nos Conselhos Superiores e Unidade Sede, e retornassem ao Requerente.

Referências

ALMEIDA, L. (2007) A relação ensino e pesquisa na universidade. Anais do II Edipe Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, Anápolis, GO, Brasil, 2.

BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BUARQUE, S. (2002). Construindo o desenvolvimento local sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.

CORREIA, J. A. (1991) Inovação Pedagógica e Formação de Professores (2a ed.). Portugal: Edições Asa.

DURANTE, D. G., TEIXEIRA, B. E., GRZYBOVSKI, D. & FRANTZ, R. T. (2008). Práticas de Gestão em Empresa Familiar: Desafio da Conciliação entre Competitividade e Humanização. Anais do V Encontro de Estudos Organizacionais. Belo Horizonte: ANPAD.

DURANTE, D. & FÁVERO, A. (Coord.). (2009). Gestão Secretarial: formação e atuação do profissional. Passo Fundo: UPF.

ENRICONE, D. (1996). Os desafios da pesquisa. Porto Alegre: ediPUCRS.

FILHO, Adalberto; PEDROSA, Ivo & ASSUNÇÃO, Luiz (2006). Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. Recife: EDUPE.

FRANCO, M.E.D.P & MOROSINI. M.C. (2011). Qualidade na Educação Superior: Dimensões e Indicadores. Porto Alegre: ediPUCRS.

FREIRE, P. (1996) Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, P. (1975) Pedagogia do oprimido. Lisboa: Afontamento.

FREIRE, P. (1999). Pedagogia da autonomia. (10a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, P. (2000) Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP.

FREIRE, P. (2001) Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez.

FREIRE, P. (2011). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa (43a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

GADOTTI, M. (2000). Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis.

GIL, A. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado em 10 de maio, 2013, de: www.planalto.gov.br.

LIBÂNEO, J. (1990). Didática. São Paulo: Cortez.

LOPES, J. (2009). O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Universitária/UFPE.

MALSCHITZKY, N. Empregabilidade x Empresabilidade: O ambiente empresarial deve estimular o desenvolvimento profissional. Revista Fae Business (2), (32-34). Recuperado em 01 de maio, 2013, de https://goo.gl/2DQ8Yp.

MANFREDI, S. (2002). Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. (2006). Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados (6a. ed.). São Paulo: Atlas.

MAZULO, R. & LIENDO, S. C. (2010) Secretária: rotina gerencial habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo: Editora Senac.

PEREIRA, R. C. B. & PEREIRA, R. O. A questão da docência no Ensino Superior. Recuperado em 20 de maio, 2013, de https://goo.gl/tXQuZ9.

SEIBLITZ, V. M. L. (1999). SuperSecretária: o guia para a profissional que quer vencer na vida. São Paulo: Nobel.

SABINO, R. F. & ROCHA, F. G. (2004). Secretariado: do escriba ao webwriter. Rio de Janeiro: Brasport.

Downloads

Publicado

05-02-2020

Como Citar

DA SILVA, W. F.; DE SIQUEIRA, N. C.; DE BARROS, W. B. A Indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva de uma formação secretarial sustentável. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/revex.v18i2.20357. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/20357. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial