E-LEADERSHIP: REFLEXÕES E DESAFIOS DA LIDERANÇA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.20493
Agências de fomento

Palavras-chave:

Liderança Empresarial. Liderança Virtual. E-Leadership

Resumo

Em razão da internacionalização das empresas e das equipes de trabalhos, novas estruturas organizacionais surgiram e têm substituído as estruturas hierárquicas funcionais e tradicionais. Impulsionados pela tecnologia da informação e comunicação, os times virtuais surgiram como uma nova forma organizacional e com eles diferentes formas de liderança surgiram ou se adaptaram para atender a essa nova configuração organizacional, como o e-leadership- a liderança virtual. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em analisar as diferenças entre a liderança tradicional e a liderança virtual e propor algumas reflexões e desafios acerca do tema. Para atingir os objetivos propostos, o estudo empírico utilizou-se de pesquisa de caráter descritivo-qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os principais resultados apontam para o fato de que muito se ganha por parte das empresas com a utilização da forma de trabalho virtual, no entanto há pouca pesquisa e falta muita informação para que haja uma interação na forma de gestão e liderança virtual. Contudo, considera-se que apesar da prevalência crescente dos times virtuais pouco se sabe sobre esta nova estrutura e dinâmica organizacional. Ainda, há de seconsiderar que há um grande desafio ainda para estudar o fenômeno da liderança virtual, o novo paradigma oferece uma gama de novas oportunidades e desafios para pesquisas futuras. 

 

Biografia do Autor

Fabricio Stocker, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo - FEA/USP.

Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) com ênfase em Estratégia Corporativa. Mestre em Administração na linha de Estratégia e Análise Organizacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-MBA em Executive Management pela London Business School - University of London - UK e MBA Executivo em Estratégia Empresarial. Graduado em Ciências Econômicas e Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Formação em Administração. Pesquisador membro dos Grupos de Pesquisa de Stakeholders & Networks (FEA/USP), Estratégia e Processo Decisório (UFPR). Atualmente é Gestor Editorial na RBGN - Review of Business Management / Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Qualis/A2). Experiência na Docência e Pesquisa nas áreas de Estratégia, Gestão de Stakeholders, Processo Decisório e Negócios Internacionais.

Referências

AVOLIO, B.J; KAHAI, S; DODGE, G.E; E-Leadership: implications for Theory, Research and Practice. Leadership Quarterly. p.615-668, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 3 ed. 2006.

BJØRN, P.; NGWENYAMA, O. Technology alignment: a new area in virtual team research. IEEE Transactionson Professional Communication, v. 53, n. 4, p. 382-400, 2010.

CHIAVENATO,I. Gerenciando Pessoas: O Passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Makro Books, 1994.

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. O Passo decisivo para a Administração participativa. Ed. 2ª. São Paulo: Makron Books, 1999.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 2006.

GIBSON, C. B., HUANG, L., KIRKMAN, B. L., SHAPIRO, D. L. Where Global and Virtual Meet: The Value of Examining the Intersection of These Elements in Twenty-First-Century Teams. Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav., v. 1, n. 1, p. 217-244, 2014.

GIBSON, C. B.; GIBBS, J. L. Unpacking the concept of virtuality: The effects of geographic dispersion, electronic dependence, dynamic structure, and national diversity on team innovation. Administrative Science Quarterly, v. 51, n. 3, p. 451-495, 2006

HOGAN, R.; KAISER, R. B. What we know about leadership. Review of General

Psychology, v. 9, n. 2, p. 169–180, 2005.

KIRKMAN, B. L. et al. The impact of team empowerment on virtual team performance: The moderating role of face-to-face interaction. Academy of Management Journal, v. 47, n. 2, p. 175-192, 2004.

KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: IBPEX, 2006.

KRAUSE, W. M. Chefia: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1981.

LI, W; LIU, K; BELITSKI, M; GHOBADIAN, A; O'REGAN, N. E-Leadership through strategic alignment: An empirical study of small-and medium-sized enterprises in the digital age. Journal of Information Technology, v. 31, n. 2, p. 185-206, 2016.

LICHTENTHALER, P. W; FISCHBACH, A. Leadership, job crafting, and employee health and performance. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n.5, p-620-632, 2018.

LIPNACK, J; STAMPS, J. Virtual teams: People working across boundaries with technology. New York: John Wiley & Sons, 2000.

LIU, C; READY, D; ROMAN, A; VAN WART, M; WANG, X; MCCARTHY, A; KIM, S. E-leadership: an empirical study of organizational leaders’ virtual communication adoption. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n. 7, p-826-843, 2018.

MALHOTRA, A; MAJCHRZAK, A. Enhancing performance of geographically distributed teams through targeted use of information and communication technologies. Human Relations, v. 67, n. 4, p. 389-411, 2014.

MARTINS, L.; GILSON, L.; MAYNARD, M. T. Virtual teams: What do we know and where do we go from here? Journal of management, v. 30, n. 6, p. 805-835, 2004

MAZNEVSKI, M. L.; CHUDOBA, K. M. Bridging space over time: Global virtual team dynamics and effectiveness. Organization science, v. 11, n. 5, p. 473-492, 2000.

MCGREGOR, A; MAGEE, C.A; CAPUTI, P; IVERSON, D.L. A job demands-resources approach to presenteeism. Career Development International, v. 21, n. 4, p. 402-418, 2016.

MONTGOMERY, V. A. N.; ROMAN, A; PIERCE, S. The Rise and Effect of Virtual Modalities and Functions on Organizational Leadership: Tracing Conceptual Boundaries Along the E-Management and E-Leadership Continuum. Transylvanian Review of Administrative Sciences, v. 12, n. SI, p. 102-122, 2016.

PAUNOVA, M. Who gets to lead the multinational team? An updated status characteristics perspective. Human Relations, v. 70, n. 7, p. 883-907, 2017.

POWELL, A.; PICCOLI, G.; IVES, B. Virtual teams: a review of current literature and directions for future research. ACM Sigmis Database, v. 35, n. 1, p. 6-36, 2004.

REICH, B. H.; BENBASAT, I. Factors that influence the social dimension of alignment between business and information technology objectives. MIS quarterly, p. 81-113, 2000.

ROBINNS, Stephen Paul. Administração: Mudanças e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

ROBINNS, Stphen P. Comportamento Organizacional. 11 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROBBINS, S. P, JUDGE, T. A e SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006.

SCHILLER, S. Z.; MANDVIWALLA, M. Virtual team research an analysis of theory use and a framework for theory appropriation. Small group research, v. 38, n. 1, p. 12-59, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

STOCKER, F. E-LEADERSHIP: REFLEXÕES E DESAFIOS DA LIDERANÇA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 162–180, 2019. DOI: 10.48075/revex.v17i2.20493. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/20493. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações