A AFETIVIDADE COMO ARGUMENTO PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS DA TERCEIRA IDADE

Autores

  • CLÁUDIA ESTIMA SARDO

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v7i1.2853

Palavras-chave:

alunos da terceira idade, cognição, afetividade

Resumo

Esta pesquisa propõe o estudo qualitativo de duas situações
de ensino de língua estrangeira com alunos da terceira idade,
diferenciados pela abordagem de ensino a que estão expostos. Os dois
grupos são constituídos de aprendizes brasileiros idosos que estudam
uma língua estrangeira (inglês) mediante uma abordagem comunicativa,
sendo que, no Grupo 1, a abordagem privilegia o desenvolvimento das
habilidades lingüísticas, enquanto, no Grupo 2, a ênfase está no uso da
afetividade visando a um maior desenvolvimento lingüístico. As análises
das duas situações de ensino têm por fim verificar o papel da afetividade,
o modo como ela se manifesta na progressão da interlíngua dos
aprendizes, nas atividades desenvolvidas na sala de aula, nos interesses
dos alunos e os conhecimentos necessários que o professor, inserido
em contextos similares aos que são descritos neste trabalho, precisa
dominar, assim como estar fundamentado e consciente de certas teorias.
Os dados levam a crer que uma abordagem de ensino para idosos que
entremeie cognição e afetividade apresenta melhores condições de
aprendizado.
PALAVRAS-CH

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Publicado

10-02-2010

Como Citar

SARDO, C. E. A AFETIVIDADE COMO ARGUMENTO PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS DA TERCEIRA IDADE. Revista Expectativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. p. 109–123, 2010. DOI: 10.48075/revex.v7i1.2853. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/2853. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos