TRABALHO E COMPETÊNCIAS EM TRANSFORMAÇÃO: O PAPEL DA PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

MARIA ALICE MOURA

Resumo

Este artigo objetivou identificar quais competências são
demandadas pelo ambiente empresarial da profissional de secretariado.
No que tange à metodologia, enquadrou-se como exploratório-descritiva
e estudo de caso tendo como universo, um grupo de secretárias de uma
empresa do setor siderúrgico situada em Minas Gerais. A pesquisa,
utilizada também para investigar o processo de agregação de valor, visa
analisar um quadrante de capital humano no qual aponta que a atividade
secretarial se caracteriza como geradora de pouco valor agregado, mas
de difícil substituição, por deter muita informação. Constatou-se, que
há explícita necessidade de que as profissionais de secretariado
abandonem o modelo tradicional de competências, portanto antigo, e
passem a atender à demanda do mercado. Conclui-se por fim, que os
processos de auto-avaliação de um conjunto de profissionais de
secretariado, comparados com as competências individuais requeridas

Palavras-chave

Competências; Ambiente Empresarial; Profissional de Secretariado

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