COMPETÊNCIAS DECLARADAS PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Autores

  • Alexandre Gomes Galindo
  • Eduardo César Pereira Souza
  • Iamile da Costa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7272

Resumo

O estudo visou identificar competências necessárias ao Secretário Executivo sob o ponto de vista dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá e analisar os respectivos atributos em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na área e ao Plano Pedagógico do Curso. Utilizou-se o Teste de Evocação de Palavras, solicitando aos sujeitos da pesquisa que mencionassem palavras relacionadas com competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para atuação do profissional no mercado. Os atributos nucleares identificados foram: língua portuguesa e estrangeira; informática e novas tecnologias; arquivologia; administração; economia; “atualidades”; liderança; saber trabalhar em equipe; solidariedade/parceria e agilidade; pró-atividade; flexibilidade; ética; criatividade; auto-desenvolvimento e responsabilidade. Usando pressuposto que atributos declarados sinalizam vetores de investimento em formação/desenvolvimento profissional, os resultados sinalizam necessidade de estudos para: a)identificar/superar lacunas na formação dos secretários executivos; b)estabelecer estratégias que tornem mais explícitas quais competências a serem desenvolvidas no curso e c)identificar competências entendidas como necessárias pelos profissionais que já estão no mercado e empresas demandantes.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

GALINDO, A. G.; SOUZA, E. C. P.; CARVALHO, I. da C. COMPETÊNCIAS DECLARADAS PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 8–30, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7272. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7272. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial