EDUCAÇÃO, VALORES E ÉTICA

Autores

  • Miréia Maria Joau de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v6i1.985

Palavras-chave:

Discurso ético, vida humana, dialogicidade

Resumo

Este artigo irá discorrrer sobre a preocupação ética presente em todos os âmbitos da vida humana. Falará sobre a curiosa ambigüidade entre o discurso ético que se dissemina e ocupa todos os espaços e a efetiva importância que se dá à ética no campo prático. Argumentará sobre o lugar singelo que ocupa a ética nas instituições e organizações de ensino, muitas vezes restrito a um recorte disciplinar ou, quando muito, a uma atividade transversal com posições relativistas sobre a teoria e prática. Fará uma reflexão sobre educação, valores e ética e, finalizará com um questionamento se a dialogicidade, como forma de construção de uma consciência moral e um agir comunicativo encontrará caminhos que levarão o aluno e o professor a uma reciprocidade levada ao infinito, construindo uma forma de ser e agir onde o respeito e a confiança são pilares de uma educação para a ética.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

JOAU DE CARVALHO, M. M. EDUCAÇÃO, VALORES E ÉTICA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p. 21–29, 2000. DOI: 10.48075/revex.v6i1.985. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/985. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos