A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTO DE ALUNO DO 2º ANO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE

Autores

  • Celso Almiro Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v6i1.989

Palavras-chave:

Pragmática, Lingüística, Argumentação, Linguagem

Resumo

A Lingüística apresentou nos últimos trinta anos uma grande evolução, principalmente na argumentação, em que os elementos extralingüísticos, ou seja, pragmáticos, ocupam um espaço decisivo. A pragmática deu forma pedagógica à polifonia, através de elementos argumentativos como os tempos verbais, operadores argumentativos, pressupostos e os modalizadores, permitindo, dessa forma, que seja levada à sala de aula. Nessa nova concepção de linguagem parte-se do pressuposto de que todo falante tem uma intenção e que o interlocutor está disposto a cooperar e aceitar o que está sendo veiculado, por considerar, em princípio, que o texto recebido tem utilidade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

HOFFMANN, C. A. A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTO DE ALUNO DO 2º ANO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE. Revista Expectativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p. 81–96, 2000. DOI: 10.48075/revex.v6i1.989. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/989. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos