Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Faz Ciência?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

1. INSTRUÇÕES GERAIS

- As propostas submetidas, pelo(s) autor(es), à publicação na Revista Faz Ciência devem respeitar as normas estabelecidas pela Revista.

- A Revista Faz Ciência é um periódico interdisciplinar, de caráter científico, que publica artigos inéditos, de circulação restrita, resenhas, documentos, que abrangem as diversas áreas das ciências humanas, sociais aplicadas e saúde.

- A Revista recebe artigos em demanda contínua ou sob a forma de núcleos temáticos ou dossiê.

- A Revista Faz Ciência publica artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

- Os textos deverão ser encaminhados à Revista exclusivamente pelo sistema online disponível no endereço da revista na internet: http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia. Os autores devem seguir os passos do processo de submissão de artigos.

- Os originais não serão devolvidos aos autores.

- Os artigos devem ter no máximo três autores.

- A publicação dos textos implica na cessão de direitos autorais à Revista Faz Ciência.

- Os trabalhos científicos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

- Não haverá custo para o autor para publicação na Revista Faz Ciência.

- O(s) autor(es) que submeterem artigos à Revista Faz Ciência devem seguir as instruções gerais (item 1) e  as normas para publicação (item 2) deste documento, assim como tomar ciência das informações disponibilizadas. Os trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas estabelecidas nesta instrução não serão aceitos.

 

2. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

- A composição dos trabalhos, obrigatoriamente, deverá obedecer as seguintes orientações:

- Editor de textos: Microsoft Word (7.0 ou posterior);

- Número de laudas: 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco);

- Tamanho do papel: A4 (21 x 29,7 cm);

- Margens: - superior: 2,0 cm; - inferior: 2,0 cm; - esquerda: 2,5 cm, - direita: 2,0 cm;

- Espaço entre linhas: 1,5 cm;

- Recuo de parágrafo: 1,25 cm;

- Alinhamento do texto: justificado;

- Tipo de fonte do texto: Times New Roman (tamanho 12);

- Numeração de páginas: algarismos arábicos.

Observação:  É de responsabilidade dos autores a revisão gramatical e ortográfica e a qualidade das

imagens (gráficos, quadros, tabelas, fotos etc).

 - Os textos devem ser formatados da seguinte forma:

TÍTULO: deve anteceder ao resumo de cada idioma, centralizado, letra maiúscula e fonte tamanho 14.

IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES: Conforme as indicações do sistema.

NOTAS DE RODAPÉ: somente explicativas. Recomenda-se evitar a utilização excessiva de notas.

RESUMO/ABSTRACT/RESUMEN: fonte em itálico tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado sem parágrafo, no máximo de 10 linhas. Texto em português, obrigatoriamente, resumos em português e inglês. Texto em inglês, obrigatoriamente, resumos em inglês e português. Texto em espanhol, obrigatoriamente, resumo em espanhol e português. Recomenda-se que os textos estejam acompanhados dos resumos das três línguas.

PALAVRAS-CHAVE/KEY-WORDS/PALABRAS LLAVE: máximo de cinco palavras.

TEXTO: conforme as normas da ABNT, sem numeração nos subtítulos. A diagramação obedecerá às normas da Revista Faz Ciência. As citações devem ser feitas no corpo do texto: (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex: (SAQUET, 2000) ou (SAQUET, 2000, p. 31). Caso o nome do autor esteja sendo mencionado no texto, indicar somente a data. Ex: “Desta forma, Santos (1997), mostra elementos da...”.

CITAÇÕES: até três linhas podem ser incluídas no corpo do texto. Acima de três linhas, as citações devem ser recuadas com margem de 4 cm, espaçamento simples, fonte tamanho 11, com um espaço antes e outro depois da citação.

REFERÊNCIAS: conforme as normas da ABNT. As referências devem constar no final do trabalho científico e em ordem alfabética. a) Livros: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano. Ex: CORRÊA, Roberto. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.; b) Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org). Título do livro. Local de publicação: Editora, ano. Página inicial-final. Ex: IANNI, Octávio. Dilemas da integração regional. In: SOUZA, Álvaro (Org). Paisagem território região: em busca da identidade. Cascavel: EDUNIOESTE, 2000. p.133-136.; c) Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, número, página inicial-final, mês(es). Ano. Ex: MACHADO, Lucy. Cognição ambiental, processo educativo e sociedades sustentáveis. Faz Ciência, Francisco Beltrão, vol. 5, n.1, p.131-146, dezembro, 2003.; d) Artigos em meio eletrônico: acrescentar Disponível em: endereço página da internet. Acesso em dia/mês/ano. e) Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da tese (dissertação). Local: Instituição em que foi defendida, ano. Número de páginas. (Categoria, grau e área de concentração). Ex.: RIBAS, Alexandre. Gestão político-territorial dos assentamentos, no Pontal do Paranapanema (SP): uma leitura a partir da COCAMP. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2002. 224p. Dissertação (Mestrado em Geografia).

 

3.  TRÂMITE DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO

3.1 RECEPÇÃO: pelo sistema da Revista disponível no endereço:    http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia Os artigos que não atenderem às normas da Revista não serão encaminhados para a etapa de avaliação pelos pareceristas.

3.2 PARECERISTAS: Os artigos (sem identificação dos autores) serão enviados, para apreciação, a dois pareceristas, preferencialmente doutores e de outras instituições, garantindo-lhes o anonimato. Esses são selecionados pelo Conselho Editorial. O parecer pode ser favorável à publicação, favorável à publicação com alterações ou desfavorável. Acompanha o trabalho um formulário com critérios para avaliação e orientação aos consultores.

3.3 ENVIO DO PARECER À REVISTA: Assim que os pareceristas efetuarem a devolução das cópias devidamente apreciadas, o Editor compila os comentários:

a) Caso os dois pareceristas aprovem o trabalho sem alterações, esse é encaminhado para a etapa de edição.

b) Caso os pareceristas solicitem alterações, o artigo retorna ao(s) autor(es) para correções.

c) E, caso os pareceres sejam desfavoráveis, serão enviadas cópias dos pareceres ao(s) autor(es) e encerrado o processo.

Para a aprovação do trabalho é necessário que ambos os pareceristas sejam favoráveis (com ou sem alterações). Caso um deles seja desfavorável e outro favorável (com ou sem alterações), o artigo será enviado a um terceiro parecerista. 

3.4 RETORNO À REVISTA: No caso do item “3.3b”, após as correções pelos autores, o trabalho retorna à Revista.

3.5 PUBLICAÇÃO: De posse dos artigos, processa-se a diagramação do número da Revista para publicação.

3.6 PÓS PUBLICAÇÃO: Cada autor receberá dois (02) exemplares da Revista em que constar o seu artigo.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

 

U N I O E S T E

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Francisco Beltrão

Revista Faz Ciência (Najla Mehanna Mormul  - Editora Científica)

Rua Maringá, nº 1200 - Bairro Vila Nova.

Francisco Beltrão – PR - CEP: 85605-010

Endereço eletrônico: revista.fazciencia@unioeste.br

Telefones: (46) 3520- 4848 ou (46) 3520-4849

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Imparcial.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.