A DIALÉTICA DA SEXUALIDADE E DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÀO DE DOCENTES

Andréa Regina de Carvalho Gomes, Giseli Monteiro Gagliotto

Resumo

O presente artigo trata do processo de formação em sexualidade para as/os professoras/es do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Mário de Andrade, em Francisco Beltrão-PR-BR. Elucida quais diretrizes orientam (e se de fato orientam) o trabalho pedagógico das/dos professoras/es que formam professoras/es, no tocante à  sexualidade. Por meio de pesquisa-empírico bibliográfica de cunho qualitativo, toma a sexualidade como produto histórico e dimensão da práxis humana. Ancorada no método do materialismo histórico-dialético, defende uma Educação Sexual Emancipatória, na qual a autonomia quanto aos valores e atitudes ligados à sexualidade torne as/os professoras/es capazes de denunciar situações repressoras da sexualidade.

 

Palavras-Chave: Sexualidade, Formação de Professoras/es, Educação Sexual Emancipatória

Palavras-chave

Formação de Professoras/es; Sexualidade; Políticas Públicas em Sexualidade; Educação Emancipatória.

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