PROJETO ALFA III UNIVERSIDADES ESTRATÉGICAS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E COESÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA E EUROPA

Autores

  • Luciana Oliveira de Fariña
  • Gabriella de Camargo Hizume
  • Marcelo Roger Meneghatti
  • Marlei Adriana Pastorini

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v17i25.14855

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Empreendedorismo, Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, Coesão Social.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar uma experiência de internacionalização envolvendo 07 universidades da América Latina e 02 da Europa por meio de um projeto financiado pela Comunidade Europeia denominado ALFA III Universidades Estratégicas, tendo como instituição coordenadora e articuladora da atividade conjunta a Fundación de la Universidad Católica del Norte da Colombia.  O projeto teve como foco três temas centrais: políticas públicas, empreendedorismo e tecnologias de informação e comunicação. Durante 03 anos essas universidades trabalharam em conjunto por meio de ações que visaram à abertura das instituições ao processo de internacionalização por meio de experiências integrativas entre as instituições. Os resultados obtidos permitiram ações colaborativas concretas entre as instituições, e possibilitaram a cooperação internacional específica entre os parceiros. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FARIÑA, L. O. de; HIZUME, G. de C.; MENEGHATTI, M. R.; PASTORINI, M. A. PROJETO ALFA III UNIVERSIDADES ESTRATÉGICAS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E COESÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA E EUROPA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 17, n. 25, p. 12, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v17i25.14855. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/14855. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Projeto Alfa III