A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DA TEORIA DE KARL POLANYI

Autores

  • Fabiola Graciele Besen Professora Assistente Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Clério Plein Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.21027
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento, agricultura familiar, Karl Polanyi.

Resumo

O artigo estuda a contribuição do pensamento de Karl Polanyi no debate sobre desenvolvimento rural e busca resgatar seus conceitos para entender a dinâmica da agricultura familiar no espaço rural. A mercantilização, classificada como a forma de integração predominante na economia, se faz presente em todas as instâncias da vida, mas outras formas de integração citadas por Polanyi, ainda permanecem no meio rural, e segundo Schneider e Escher (2011), essas outras formas de ordenamento e interação social e econômica poderiam representar a base a partir da qual se poderia constituir uma “outra” forma de desenvolvimento rural. Nesse sentido, o objetivo do artigo é entender, a partir da teoria de Karl Polanyi, processos e questões sobre o desenvolvimento rural e como as diferentes formas de integração da economia se organizam e se reproduzem no meio rural, sobretudo a agricultura familiar.

Biografia do Autor

Fabiola Graciele Besen, Professora Assistente Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Assistente do Curso de Ciências Contábeis - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu. Bacharel em Ciências Contábeis - Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE MCR.

Interdisciplinar 

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco BeltrãoGraduação: Economia Doméstica                 Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - 2000Mestrado: Desenvolvimento Rural                 Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - 2003Doutorado: Desenvolvimento Rural              Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - 2012

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

BESEN, F. G.; PLEIN, C. A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DA TEORIA DE KARL POLANYI. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 32, p. 97, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i32.21027. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21027. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos