PEDAGOGIA HOSPITALAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS HUMANIZADORAS

Autores

  • Geicinara Martins de Almeida Oliveira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.23370
Agências de fomento
UOPECCAN

Palavras-chave:

Humanização. Educação. Pedagogia. Hospitalização

Resumo

Esta pesquisa evidencia as práticas educativas no contexto hospitalar. Nesse aspecto, o problema consistiu em: qual a realidade da educação hospitalar na instituição UOPECCAN/Cascavel-PR? O objetivo geral destacou as ações educacionais no âmbito hospitalar, bem como o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno hospitalizado. Os objetivos específicos: salientou o histórico e legislações vigentes que amparam a Pedagogia Hospitalar; evidenciou o papel do professor como mediador do conhecimento e provedor de uma ação humanizadora, bem como sua formação para a execução deste trabalho; ressaltou as atividades lúdicas como intervenção pedagógica e superação da hostilidade no cenário de um hospital. Assim, este estudo se justifica pela sua relevância no contexto educacional hospitalar, em que, tal atuação vai além do cuidado e assistência, visando à continuidade curricular do aluno e a superação de sua enfermidade. O método da pesquisa qualitativa embasa na pesquisa bibliográfica de referenciais teóricos de publicações; e a de campo através de uma visita técnica. Dessa forma, pode-se considerar que as intervenções lúdicas são benéficas, tanto no sentido da ampliação do desenvolvimento cognitivo, como também das relações interpessoais.


 

Biografia do Autor

Geicinara Martins de Almeida Oliveira, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-PR - Fundação Xingu. Especializada em Pedagogia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - Espirito Santo-ES. Formação em Educação Musical pelo Conservatório Municipal Leoni de Biággio de Campo Mourão-PR. Atuou como Educadora Musical em Projeto Social e em Unidade Privada e Auxiliar Docente na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. de A. PEDAGOGIA HOSPITALAR: PRÁTICAS EDUCACIONAIS HUMANIZADORAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 40, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.23370. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23370. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos