FLORESTAN FERNANDES: ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.24915
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:

Sociologia, Florestan Fernandes, Desenvolvimento socioeconômico, Interpretações do Brasil.

Resumo

Florestan Fernandes (1920-1995) destacou-se por conceber as bases da sociologia brasileira, definindo não apenas o enfoque teórico-metodológico, mas toda a dimensão profissional do cientista social. A obra de Florestan é marcada por sua preocupação em constituir um pensamento especificamente sociológico das grandes questões nacionais, inserindo-se de modo sui generis na categoria de intérprete do Brasil. Este artigo ordena as principais contribuições do autor sobre a formação da identidade nacional. Após uma breve apresentação de sua biografia, principais influências e obras publicadas, expomos suas reflexões sobre a trajetória da sociedade brasileira desde o período colonial até a conjuntura do capitalismo dependente. As considerações do autor sobre a problemática do desenvolvimento nacional são apresentadas na segunda parte do texto. A obra de Florestan Fernandes é fundamental para a reflexão sobre o subdesenvolvimento brasileiro, o que lhe confere grande relevância para compreender o período atual e ponderar sobre os desdobramentos da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Maximiliano, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em desenvolvimento econômico na área de Economia Regional e Urbana do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (CEDE/IE-UNICAMP). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Priscila von Dietrich, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em desenvolvimento econômico na área de Economia Social e do Trabalho do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

MAXIMILIANO, E. G.; DIETRICH, P. von. FLORESTAN FERNANDES: ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 09, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.24915. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24915. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos