A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO DISCURSO PETISTA

Autores

  • Luiz César Teixeira Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7449

Resumo

Este trabalho analisa a concepção de educação pública do Partido dos Trabalhadores e aponta alguns limites contidos na interpretação petista. Para a realização deste estudo aptou-se por fazer uma leitura diretamente nos textos produzidos pelo PT em nível nacional, especialmente os programas de governo, o manifesto e o estatuto, bem como produções de intelectuais  ou militares os quais tinham posição de destaque e respeito no interior do partido. Estes escritos, portanto, correspondem e representam aquilo que é pensado de modo dominante no interior do Partido dos Trabalhadores. Com base nos textos, realizou-se uma reflexão acerca do discurso educacional do PT e buscou-se entender os limites da interpretação petista acerca do universo da educação pública. Emborao início do Partido dos Trabalhadores tenha sido bastante influenciado pela perspectiva do socialismo de inspiração marxista, o resultado apontado pelo estudo indica um distanciamento entre as duas abordagens (petista e marxista) que, ao contrario do que se imagina, não se efetivou ao longo dos anos _ ainda que seja notória as mudanças no discurso e nas concepções do patido _ mas já estava visível no perfil que se desenhava no movimento de formação do PT.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DOS SANTOS, L. C. T. A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO DISCURSO PETISTA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 19, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v4i1.7449. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos