FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A REFLEXÃO DOCENTE

Autores

  • Benedita de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7461

Resumo

Este texto apresenta alguns aspectos da relação entre as caracteristicas do trabalho do professor e os indícios de reflexão sobre sua prática e sobre o conhecimento que a embasa. As informações foram obtidas por meio de questionários aplicados a professores das séries iniciais do ensino fundamental, em situação de formação continuada, no interior do Estado de São Paulo. Os resultados parecem indicar que, quanto maiores os indícios de resistência dos professores ás inovações, de uma forma geral, e, em particular, ao uso do vídeo e da televisão em sala de aula, mas se evidenciam traços de umas atitude passiva, com baixa motivação para a reflixão consciente e transformação da prática pedagógica de professores e alunos e da manutenção de um compromisso com o conhecimento.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE ALMEIDA, B. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A REFLEXÃO DOCENTE. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 53, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v4i1.7461. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7461. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos