CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE PROFESSORES DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR, BRASIL

Lirane Elize Ferreto, Maria Elizabeth Fagundes

Resumo


A educação em saúde bucal no ambiente escolar é uma opção promissora para o processo de educação em saúde, devido à facilidade de aprendizagem por parte da população infantil. O objetivo da pesquisa foi identificar os conhecimentos e práticas em saúde bucal de professores dos centros municipais de educação infantil de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Utilizou-se da metodologia estudo de caso, entrevistando-se 26 professoras de CMEIs do município com auxílio de um roteiro de questões. Os dados socioeconômicos e demográficos foram descritos quantitativamente e os dados qualitativos foram analisados a partir de analogias, comparando-se com a teoria e outros dados da literatura. Concluiu-se que as professoras possuem um conhecimento superficial sobre o tema saúde bucal, com inexpressiva prática sobre o tema em sala de aula. É necessário investir em formação/orientação dos profissionais de educação, sobre o tema saúde bucal, para que sintam segurança ao abordar esse assunto em sala de aula. Sugere-se que estes sejam ofertados em forma de programas educativos ministrados por cirurgiões dentistas. Aponta-se a necessidade da parceria dos profissionais de saúde para atuarem dentro da escola.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Faz Ciência


ISSN 1677-0439 (versão impressa) – ISSN 1983-148X (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Francisco Beltrão

Rua Maringá, 1200 - Bairro Vila Nova

Francisco Beltrão – Paraná - CEP: 85605-010

revista.fazciencia@unioeste.br |