AVALIAÇÃO CRÍTICA DE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU BASEADAS NO ECOTURISMO

Autores

  • Edson dos Santos Dias

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7616

Resumo

No presente estudo demonstramos que a constituição da organização social e política que reivindicava a reabertura da Estrada do Colono (trecho de aproximadamente 17 km que cortava o Parque Nacional do Iguaçu - PNI) estava prioritariamente voltada para o uso dessa passagem como um atrativo turístico a ser explorado pelos municípios dispostos no entorno do PNI, considerando o potencial turístico representado pelas famosas Cataratas do Iguaçu, localizadas dentro do Parque. Além das propostas do movimento pró-reabertura da Estrada, abordamos também os projetos formulados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para promover o desenvolvimento regional baseados no ecoturismo e turismo rural. A pesquisa foi desenvolvida a partir da consulta às fontes primárias, no caso, os aludidos projetos, assim como trabalho de campo na região, que resultou em entrevistas e no acesso a diversos documentos. O levantamento e revisão da literatura pertinente ao tema foi necessária para a compreensão da questão dentro de uma perspectiva mais ampla de análise.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DIAS, E. dos S. AVALIAÇÃO CRÍTICA DE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU BASEADAS NO ECOTURISMO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 11, n. 13, p. 209, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v11i13.7616. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7616. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos