A INSERÇÃO DAS FILIAIS BRASILEIRAS NA REDE CORPORATIVA MUNDIAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS GLOBALIZADAS A PARTIR DA EXTERNALIZAÇÃO DA MANUFATURA

Autores

  • Carolina Almeida Araújo de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v5i1.7673

Resumo

O fenômeno globalização é aqui entendido como aprofundamento da internacionalização do capital, sendo efetivamente incorporado á anâlise da realidade industrial brasileira. Esse processo vem criando um ambiente fortemente competitivo em que as companhias industriais são forçadas a integrar suas atividades mundialmente, quebrando sua cadeia de valor em funções discretas e alocando-as conforme a dupla necessidade de captura de vantagens industriais e de penetração em mercados em crescimento. Essa segmentação da cadeia de valor pode ser refletida em uma alocação diferenciada das funções corporativas da empresa. O desenvolvimento de um novo padrão industrial permite a separação entre as atividades produtivas diretas (manufatura) e as indiretas (como pesquisa e desenvolvimento e construção de marcas), reintegradas em uma base global. Os casos das multinacionais estrangeiras Eriesson e Xerox mostram na prática. O novo papel possível á filial brasileira dentro deste processo.

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Publicado

28-01-2013

Como Citar

DE ANDRADE, C. A. A. A INSERÇÃO DAS FILIAIS BRASILEIRAS NA REDE CORPORATIVA MUNDIAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS GLOBALIZADAS A PARTIR DA EXTERNALIZAÇÃO DA MANUFATURA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 53, 2013. DOI: 10.48075/rfc.v5i1.7673. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7673. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos