INTERAÇÃO SOCIAL: RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA

Autores

  • Elvenice Tatiana Zoia
  • Tânia Stoltz

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7736

Resumo

Sendo as interações sociais o objetivo deste estudo, pretendeseapresentar como o aspecto social é compreendido na teoria piagetiana e a sua relevância para o processo de construção do conhecimento. Trata-se de um estudo teórico, que busca analisar, especificamente, as obras Estudos Sociológicos (1973a) e O Juízo Moral na Criança (1994), consideradas obras-prima a todos os pesquisadores e estudiosos que buscam o entendimento desta teoria, principalmente em relação ao aspecto social. Nesta perspectiva teórica, o trabalho em grupo é considerado essencialmente mais ativo que o individual, sendo compreendido, também, como fundamental, pois possibilita, através da cooperação, o desenvolvimento intelectual de seus membros. Conclui-se o trabalho apontando que a qualidade das interações sociais vivenciadas pelos sujeitos é fundamental no sentido de permitir maiores ou menores progressos no desenvolvimento cognitivo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZOIA, E. T.; STOLTZ, T. INTERAÇÃO SOCIAL: RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 123, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7736. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7736. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos