TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS PROGRAMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOS TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DE PROJETOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Luiz Carlos Beduschi Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8025

Palavras-chave:

segurança alimentar, desenvolvimento territorial, políticas públicas, cooperação internacional

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre as tendências e os desafios para a promoção da segurança alimentar e nutricional em territórios rurais de países da América Latina. Baseado na sistematização de experiências em curso na região, o artigo sustenta que está em curso um processo profundo de mudança na forma como o tema é tratado por governos, organizações de cooperação internacional e pela sociedade em geral. Os principais contornos de tal mudança apontam para: a) o alinhamento das políticas públicas em torno da promoção da SAN com um enfoque territorial do desenvolvimento; b) a combinação de instrumentos de política social e política produtiva; c) o reconhecimento de que a fome e a desnutrição são um problema eminentemente político que tem que estar incorporado na agenda dos governos no mais alto nível possível; d) a configuração de plataformas multi-atores para fazer frente à complexidade que os desafios da segurança alimentar e do desenvolvimento rural impõem.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BEDUSCHI FILHO, L. C. TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS PROGRAMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOS TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DE PROJETOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 14, n. 19, p. 11, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v14i19.8025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8025. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos