BIOCONVERSÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS LIGNINOCELULÓSICOS POR FUNGOS CAUSADORES DA PODRIDÃO BRANCA: UMA ALTERNATIVA À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Autores

  • Cláudia Braga Pereira Bento
  • Kérley Braga Pereira Bento Casaril

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8030

Palavras-chave:

Segurança alimentar, produção de alimentos, resíduos agroindustriais ligninocelulósicos, fungos da podridão branca, cogumelos.

Resumo

O aumento da população mundial e, consequentemente, a crescente demanda por alimentos e bens de consumo, para suprir esse contingente populacional, gera uma quantidade enorme de resíduos agroindustriais ligninocelulósicos. O Brasil produz milhões de toneladas desses resíduos, por ano, durante o processo de beneficiamento ou processamento de alimentos. A composição química das plantas é consideravelmente diferente e influenciada por fatores genéticos e ambientais, mas celulose, hemicelulose e lignina são os principais constituintes dos materiais ligninocelulósicos. A hidrólise eficiente dos constituintes da parede celular das plantas requer micro-organismos capazes de produzir diferentes enzimas que agem sinergisticamente. Os fungos que causam a podridão branca e produzem corpos de frutificação, popularmente conhecidos como cogumelos, são altamente decompositores de substratos lignocelulósicos por produzirem enzimas hidrolíticas e oxidativas. Nos últimos anos, a produção e o consumo de cogumelos comestíveis aumentaram e ganharam destaque em razão do reconhecimento de que de estes são nutritivos e possuem propriedades benéficas à saúde.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BENTO, C. B. P.; CASARIL, K. B. P. B. BIOCONVERSÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS LIGNINOCELULÓSICOS POR FUNGOS CAUSADORES DA PODRIDÃO BRANCA: UMA ALTERNATIVA À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 14, n. 19, p. 151, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v14i19.8030. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8030. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos