A TRADIÇÃO E A LEI – O QUEIJO MINAS ARTESANAL E OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO SANITÁRIA NO IMPEDIMENTO DE SUA COMERCIALIZAÇÃO FORA DO ESTADO DE MG

Autores

  • Romilda de Souza Lima
  • Sheila Maria Doula

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8031

Palavras-chave:

modos de fazer, cultura, queijo, normas sanitárias

Resumo

O queijo minas artesanal, destacando-se o queijo da região da Serra da Canastra e do Serro em MG, tem em torno de si, há muitos anos, uma forte bagagem cultural, atrelada a um modo de fazer tradicional que lhe conferiu o titulo de Patrimônio Cultural do Brasil. Muito embora sua elaboração seja artesanal é necessário o cumprimento de legislações específicas, uma em nível estadual e outra em nível federal. Justamente a Lei federal criou condicionantes que prejudica a produção e, sobretudo, impede a sua comercialização fora do estado de MG, através de uma Lei adequada à indústria e não à produção artesanal. Nesse ensaio discorre-se sobre esses impasses e os desafios para manter os padrões da tradição e da cultura do queijo minas e ao mesmo atender  às exigências  da legislação em vigor atualmente.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LIMA, R. de S.; DOULA, S. M. A TRADIÇÃO E A LEI – O QUEIJO MINAS ARTESANAL E OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO SANITÁRIA NO IMPEDIMENTO DE SUA COMERCIALIZAÇÃO FORA DO ESTADO DE MG. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 14, n. 19, p. 181, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v14i19.8031. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8031. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos