EFEITO DA RESOLUÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO NA DERIVAÇÃO DO ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO

Autores

  • Viviane Capoane
  • Luis Fernando Flenik Costa
  • Tatiana Mora Kuplich

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v10i2.15134

Resumo

A topografia exerce um importante controle sobre os processos hidrológicos. Uma abordagem para quantificar esse controle é o Índice Topográfico de Umidade (ITU). Este índice é determinado a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDEs) em ambiente do sistema de informação geográfica. Embora o cálculo seja relativamente simples, as diferenças de resoluções entre os MDEs podem ter impactos significativos sobre o ITU. A proposta deste trabalho foi analisar os efeitos da resolução de MDEs no cálculo do ITU para o município de Palmitinho, a fim de selecionar a melhor resolução de MDE capaz de separar as áreas com potencial de saturação hídrica e geração de escoamento superficial. O ITU foi calculado com base nos atributos do terreno declividade e área de contribuição específica a partir de três MDEs de diferentes resoluções (20m, 30m e 90m). Os resultados foram comparados em termos de diferenças quantitativas e de distribuição espacial. A comparação entre os índices revelou que conforme a resolução dos MDEs diminuem os intervalos do ITU também diminuem. Isso tem como consequência subestimar áreas úmidas e superestimar as áreas secas. O MDE de resolução mais fina apresentou com mais detalhe as áreas com potencial de geração de escoamento superficial.

Downloads

Publicado

29-11-2017

Como Citar

CAPOANE, V.; COSTA, L. F. F.; KUPLICH, T. M. EFEITO DA RESOLUÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO NA DERIVAÇÃO DO ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2017. DOI: 10.48075/geoq.v10i2.15134. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/15134. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos