O LAZER COMO INDUTOR DE URBANIZAÇÃO: UM ENSAIO METODOLÓGICO

Autores

  • Maria Aparecida Pontes da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Elizangela Justino de Oliveira Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-3683-4966
  • Kerlei Eniele Sonaglio Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.17646
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Lazer, Turismo, Urbanização, Metodologia, Polo “Costa das Dunas”/RN.

Resumo

O crescimento das atividades de lazer e turismo, além de vir promovendo a transformação dos espaços urbanos já constituídos, tem desencadeado novos processos de urbanização. Considerando a dimensão e a importância desse fenômeno na sociedade contemporânea, busca-se com este artigo contribuir metodologicamente para a análise de espaços onde as atividades de turismo e lazer constituem-se importantes indutores do processo de urbanização. A metodologia do estudo desenvolvido consiste no levantamento de dados secundários em instituições públicas, levantamento e georreferenciamento de estabelecimentos comerciais e de serviços públicos e privados, realização de entrevistas com comerciantes e prestadores de serviços. Os resultados apontam para a identificação das variáveis e indicadores para análise de processos de urbanização decorrentes das atividades de lazer e turismo. Esse estudo trará contribuições para a área da geografia e do turismo.

 


 

Biografia do Autor

Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e  Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade.

Elizangela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Geografia na Universidade Federal da Paraíba. Licenciada em Geografia e mestre em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos - UFPB.

Kerlei Eniele Sonaglio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo - GEPPOT e do Estudos Críticos em Turismo.

Downloads

Publicado

24-10-2018

Como Citar

FONSECA, M. A. P. da; OLIVEIRA, E. J. de; SONAGLIO, K. E. O LAZER COMO INDUTOR DE URBANIZAÇÃO: UM ENSAIO METODOLÓGICO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i2.17646. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/17646. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos