CAPA: A EXPERIÊNCIA LUTERANA ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES NO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Juliane Hort Unioeste
  • Jean Carlos Berwaldt

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i1.18185
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Agroecologia, IECLB.

Resumo

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) caracteriza-se como um serviço que surgiu ao final dos anos de 1970 no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O objetivo foi o de auxiliar seus membros, que naquele momento eram em sua maioria formados por pequenos agricultores. Impactados pela modernização agrícola, muitos destes agricultores viam no êxodo rural, a única forma de enfrentar a situação. O CAPA, através da disseminação de conhecimentos agroecológicos passou a criar e oferecer alternativas para que os agricultores familiares pudessem permanecer com dignidade em suas propriedades. No artigo se problematiza a criação e a forma de atuação desta entidade com foco de ação na microrregião do município de Marechal Cândido Rondon, oeste do Estado do Paraná. 

Biografia do Autor

Juliane Hort, Unioeste

Doutoranda do Programa em Desenvolvimento Rural Sustentável, PPPGDRS/Unioeste. PPGDRS. Bolsista da Fundação Araucária. ghort@uol.com.br. 

Jean Carlos Berwaldt

Mestrando do Programa em Desenvolvimento Rural Sustentável, PPGDRS/Unioeste. Professor da Faculdade Sul Brasil, Fasul e da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – ISEPE/RONDON.

Downloads

Publicado

16-04-2018

Como Citar

HORT, J.; BERWALDT, J. C. CAPA: A EXPERIÊNCIA LUTERANA ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES NO OESTE DO PARANÁ. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i1.18185. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/18185. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos