ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DA ONÇA EM PRESIDENTE PRUDENTE / SP

Autores

  • Edmiler José Silva Degrande UNESP/Presidente Prudente
  • Leandro Neri Bortoluzzi UNESP/ Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.22570
Agências de fomento
CNPq, CAPES

Palavras-chave:

Fragilidade ambiental, Análise sistêmica, Planejamento ambiental.

Resumo

Nas últimas décadas a importância dada aos estudos ambientais tem sido notória, visto que as relações sociedade-natureza têm se mostrado cada vez mais adversas. No âmbito da geomorfologia, tais trabalhos têm como limiar principal a Teoria Geral dos Sistemas como base teórico-metodológica para seus estudos, visando a análise holística dos aspectos ambientais e a inserção do agente antrópico como modificador dos sistemas naturais. Partindo deste pressuposto, este trabalho busca analisar as fragilidades ambientais potencial e emergente da bacia hidrográfica do córrego da Onça, localizada no município de Presidente Prudente- SP, considerando a metodologia de Fragilidade Ambiental proposta por Ross (1994), com vista à contribuição para o planejamento ambiental desta área. Para a realização do trabalho utilizou-se os softwares Arc Gis 10.4, para a confecção dos mapas de Fragilidade Ambiental Potencial e Emergente da bacia. Os resultados apontam a predominância de índices de instabilidade ambiental média tanto no tocante a Fragilidade potencial quanto a Fragilidade emergente, somando percentuais de 41,4 % 68,3%, respectivamente. Dessa forma a aplicação da metodologia de Fragilidade ambiental se mostra como uma importante ferramenta para o planejamento ambiental das áreas rurais e urbanas da bacia aqui apresentada.

Biografia do Autor

Edmiler José Silva Degrande, UNESP/Presidente Prudente

Doutorando em geografia pela UNESP/PP, bolsista CNPq, mestre em geografia pela Universidade Estadual de Londrina e graduado em geografia pela Faculdade Adamantinense Integrada.

Leandro Neri Bortoluzzi, UNESP/ Presidente Prudente

Doutorando em geografia pela UNESP/PP, bolsista CAPES, mestre e graduado em geografia pela UNIOESTE.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

DEGRANDE, E. J. S.; BORTOLUZZI, L. N. ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DA ONÇA EM PRESIDENTE PRUDENTE / SP. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.22570. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/22570. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos